Disco Apollo: um selo esquecido da Casa A Eléctrica

Disco Apollo 12583A Casa A Elétrica foi fundada em 1913, em Porto Alegre, pelos irmãos Savério e Emílio Leonetti, e permaneceu lançando discos até 1923, quando entrou em falência.

Os discos produzidos pelos Leonetti caíram em esquecimento durante muitos anos.

O estudioso da cultura e tradições gaúchas Paixão Côrtes foi um pioneiro em trazer à tona os então esquecidos discos da Casa A Elétrica. No seu livro “Aspectos da música e fonografia gaúchas” (Porto Alegre: Editora Proletra, 1984) ele conta sobre o espanto e o desconhecimento de pesquisadores ao apresentar-lhes discos produzidos por esta Casa.

O livro de Hardy Vedana “A Eléctrica e os Discos Gaúchos” (Porto Alegre: Gráfica Palloti, 2006) foi extremamente importante e mudou o entendimento sobre esta parte da história da indústria fonográfica no Brasil. Para dimensionar isto, é interessante observar que na Discografia Brasileira – 78 rpm constam menos de 300 lançamentos feitos pela Casa A Eléctrica, enquanto no catálogo produzido por Vedana este número passa de 1.500. O número de fonogramas produzidos pela Casa A Eléctrica é difícil de estimar, por que eles habitualmente faziam relançamentos com números de série novos e mesmo selos distintos, além de lançarem fonogramas estrangeiros com selos que davam a entender serem gravações brasileiras.

Prancha Discos Gaúcho
No alto a esquerda um disco ERA, gravado no Uruguai, com selo que inspirou o desenho do selo dos DISCO GAÚCHO. As outas figuras ilustram os selos feitos pela Casa A Eléctrica para atender o mercado brasileiro.

A maior parte da produção da Casa A Eléctrica era rotulada com o selo DISCO GAÚCHO (conforme a ilustrado na figura ao lado).

Este selo atendia basicamente ao mercado brasileiro, aparentemente saindo pouco da região sul do país. Mas a Casa A Eléctrica, em associação com empresários argentinos, prensou discos com selos feitos especialmente para atender ao chamado mercado rio-platense, que incluía a Argentina e o Uruguai. Selos estes que são praticamente desconhecidos no Brasil, dentre outros, os selos Artigas, Tele-phone, Atlanta e Era. Savério Leonetti também se associou a Gustavo Figner e prensou discos com selo PHOENIX para serem lançados em São Paulo. 

Há algum tempo, chegaram às minhas mãos três discos, ao que tudo indica, com gravações feitas para Casa A Eléctrica, com um selo não mencionado por Paixão Côrtes, nem na Discografia Brasileira – 78 rpm, nem por Vedana. É o selo DISCO APOLLO.

Este selo talvez tenha passado despercebido como um produção da Casa A Eléctrica por não trazer nenhuma menção do fabricante, o que dificulta sua identificação. Mas coincidentemente também me veio às mãos um disco com selo DISCO GAÚCHO da primeira fase (selo rosa) com a mesma gravação de um dos DISCO APOLLO que encontrei. Este disco tinha também o mesmo número de série e mesmas características morfológicas impressas na cera (ver prancha de fotografias acima). O nome da polca – “O Leonetti” -, executada por um quarteto, muito provavelmente é uma citação da família de italianos que fundou a Casa A Eléctrica.

Todos os DISCO APOLLO que examinei apresentaam números de série que se remontam a fase inicial dos DISCO GAÚCHO, que eram gravados em apenas um dos lados, vinham com selos cor de rosa e eram prensados na Alemanha ou na fábrica da Odeon no Rio de Janeiro.

As observações aqui apresentadas, embora sejam preliminares e baseadas no exame de poucos exemplares, sugerem que os DISCO APOLLO tenham sido criados para relançar gravações da fase inicial da Casa A Elétrica, agora gravadas em discos duplos (discos gravados em ambos os lados). A ausência de dados sobre o fabricante nestes discos pode estar relacionado justamente com problemas de patente sobre a fabricação de discos duplos.

Abaixo segue a gravação da Polca “O Leonetti” em DISCO APOLLO.

 

Ver Também:

http://www.tedstaunton.com/labels/1920_1929/pages/Disco_Criollo/disco_criollo.html

http://www.todotango.com/historias/cronica/393/Discos-Electra-1923-1930/

http://www.tedstaunton.com/labels/1910_1919/pages/Tele_Phone/tele_phone.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s