Minha caraboo: o hoje surpreendente grande sucesso do carnaval de 1916

Odeon 137012 - Minha CarabooO maior sucesso musical do carnaval de 1916, como apontado por Edigar Alencar  no livro “O carnaval carioca através da música” (1965), é realmente surpreendente, tanto pela letra quanto pela melodia. A música é uma versão de uma canção norte-americana que conta de um guerreiro apaixonado, que a caminho de encontrar sua princesa amada, é degolado por índios selvagens. Completa a cena dramática, a cabeça do guerreiro rolando pelo chão e ainda murmurando pela amada Caraboo.

A canção, de autoria do norte-americano Sam Marshal, chegou ao Brasil em 1913, trazida pelo jamaicano Sam Lewis. O cançonetista Alfredo Albuquerque fez a letra em português.

Minha Caraboo, que tem como segundo nome “Amor de uma princesa” foi gravada no disco Odeon 137.012 para a Casa Edison do Rio de Janeiro pelo cantor Orestes de Matos. Esta gravação, que provavelmente foi lançada em 1913, e a letra da música seguem abaixo:

 

 

MINHA CARABOO (Amor de uma princesa)
Autoria de Sam Marshall, versão brasileira de Alfredo Albuquerque

Uma lenda do norte
Conta com singeleza
O amor de um guerreiro
A uma jovem princesa
O pobre namorado
Andava apaixonado
Pela floresta negra e sem fim
A suspirar assim:

Ó minha Caraboo
Dou-te o meu coração
Eis a minha paixão
Para mim só tu
Minha Caraboo

Ele pediu a mão
De sua bela imagem
No caminho encontrou
Uma tribo sevagem
Ouve-se um grito forte
Condenando à morte
Ah Caraboo pobre infeliz
Chora enquanto ele diz:

Ó minha Caraboo…

Na porta do palácio
Ele foi arrastado
Cortaram-lhe a cabeça
Ao pobre namorado
Nesta mesma ocasião
Viu-se um milagre então
E a cabeça enquanto rolava
Baixinho ainda murmurava

Ó minha Caraboo…

Deixe um comentário

